TV 4KIDS CULTURA

Os melhores lançamentos da Disney podem ser suas ferramentas de código aberto

É comum associarmos a Disney ao Mickey Mouse, às animações e aos parques de diversões. Mas você seria capaz de associar a empresa como grande produtora de software de fonte aberta, encorajando contribuições de seus desenvolvedores e lançando software próprio?
Pois bem, a empresa, que tanto já nos ensinou sobre Customer Experience, há anos vem construindo um caminho relevante em relação ao mundo open source. Basta lembrar de vários projetos que envolvam imagens, como o formato de arquivo OpenEXR, desenvolvido pela subsidiária Industrial Light and Magic. Mas há também bons resultados menos centrados no campo da imagem, incluindo o Munki, um conjunto de ferramentas para ajudar os administradores do MacOS X a gerenciar instalações e remoções de software.
O repositório no GitHub destaca o Programa de Código Aberto da Disney, através do qual a empresa encoraja os desenvolvedores a explorar vários projetos open source (14, no total), incluindo o Universal Scene Description (USD), que a Disney considera como o núcleo do pipeline de gráficos 3D da Pixar. A empresa usa USD em cada aplicação para criação e renderização em 3D, incluindo a Pixar Presto. Segundo a própria Disney, o USD é seu primeiro software disponível publicamente, através de uma única API. A intenção é que a Pixar evolua o USD para servir como uma linguagem comum para a definição e edição de dados 3D.
No GitHub estão disponíveis ferramentas, bibliotecas e softwares usados pelos animadores e programadores da Disney em diferentes animações e filmes da Pixar Animation Studios, Marvel Studios, LucasFilm, Walt Disney Animation Studios, Disney Interactive Studios e Walt Disney Animation Television.
Reprodução Internet
Outro projeto de destaque é o Partio, uma biblioteca C ++ para trabalhar com formatos de partículas 3D, incluindo GEO, BGEO e PTC. Está disponível através de uma API Python e ferramentas de linha de comando. O Partio destina-se a fornecer uma interface unificada semelhante a bibliotecas de imagens para facilitar o tratamento de arquivos de partícula, uma parte importante do trabalho de efeitos especiais, porque eles permitem informações de forma livre no espaço 3D. Infelizmente, não há um formato padrão para partículas semelhantes ao Wavefront .obj. "A maioria dos sistemas de animação tem seus próprios formatos de partículas, proprietários ", diz a documentação para o projeto.
Reprodução Internet
Há ainda o projeto Dragonchain, orientado a simplificar a integração de aplicativos em um Blockchain. Desenvolvido pela Disney em Seattle este ano, a Dragonchain tem como objetivo proteger negócios que envolvam uma forma independente da moeda, interoperável. Especula-se que venha a ser usada para possibilitar programas de pontos/recompensas baseados em criptomoedas como o Bitcoin. Não há uma aplicação clara e definitiva para as possibilidades de DRAGONchain ainda. A Disney lançou o protocolo blockchain com uma licença de código aberto em Apache 2 modificado.
A linguagem Ruby também recebe um aceno da Disney, com ruby-jss, anteriormente conhecido como jss-api-gem. Este projeto, também da Pixar, oferece um módulo JAMF Server Software (JSS) para trabalhar com Casper Suite do JAMF Software para gerenciar Macs. O conjunto será renomeado como JAMF Pro. "O módulo abstrai os objetos da API como classes Ruby, que interagem para permitir uma automação mais simples das tarefas relacionadas à Casper", de acordo com a documentação do projeto.
Também em relação à animação, o projeto OpenSubdiv oferece uma API para integração em ferramentas de desenvolvimento de conteúdo digital de terceiros. A tecnologia GPU em OpenSubdiv foi desenvolvido pela Pixar e Microsoft.
Além disso, faz já algum tempo que a Disney abriu o código da SeExpr, uma linguagem de expressão simples usada para controle artístico e personalização de software. "Nós o usamos para síntese de geometria procedural, síntese de imagem, controle de simulação, e muito mais", afirma a documentação. Desenvolvedores têm usado a linguagem para prototipagem rápida, por exemplo.
- See more at: http://cio.com.br/tecnologia/2016/11/27/os-melhores-lancamentos-da-disney-podem-ser-suas-ferramentas-de-codigo-aberto/#sthash.efb22JGV.dpuf

Share this:

Postar um comentário

 
Copyright © 2025 TV 4KIDS CULTURA - Site Oficial do Canal 1. Designed by OddThemes