A Association of Japanese Animation (AJA) publicou seu relatório anual sobre a indústria do anime referente ao ano de 2017. O relatório aponta que o ano de 2017 seguiu o anual crescimento significativo que vem ocorrendo desde 2014, com essa indústria alcançando pela primeira vez a marca de 2 bilhões de ienes.
Parte significativa desse valor é correspondente ao mercado internacional, que registrou um crescimento 171,9% desde 2013. Quanto ao mercado doméstico, as notícias não são tão animadoras, pois ele se manteve estagnado, crescendo apenas 3,8% no mesmo período. Vale ressaltar que o lucro desse valor internacional fica com quem possui os direitos de distribuição, então apesar do país de origem ganhar com isso, o lucro doméstico é mais importante. Confira o gráfico do crescimento da indústria internacionalmente:
O gráfico apresenta o número de contratos firmados em cada país, com base em dados de 19 empresas da indústria. A China é a campeã com o valor de 355, o que reafirma a participação do país na indústria, que além de firmar contratos de distribuição, tem produções realizadas em parceria com estúdios japoneses. A China assumiu esse posto em 2016, tomando o lugar do antigo campeão, Estados Unidos.
Outro aumento foi no número de produções, que em 2016 foi de 356, contra 341 do ano anterior, sendo 266 estreias e 90 continuações. Apesar disso, a AJA revelou que houve um declínio em lucros com televisão, merchandising, formato doméstico e jogos. Em contraponto houve um crescimento nas áreas de distribuição pela internet, shows e eventos ao vivo, música e cinema, com esta última tendo um crescimento de 41% em 2016, impulsionado pelo sucesso de Kimi no Na wa (Your Name).
Postar um comentário