Os investigadores dos laboratórios Disney estão a desenvolver um sistema para quebrar as barreiras entre o mundo real e digital: o projecto chama-se “apanhar uma bola real num mundo virtual” e apresenta um sistema que permite que utilizadores consigam apanhar um objecto físico enquanto imersos num ambiente de realidade virtual.
Um vídeo da equipa de investigação da Disney mostra o sistema em acção: um investigador equipado com um par de Oculus Rift (que são desenvolvidos pelo Facebook) apanha facilmente uma bola que vem na sua direcção. Porém, não a consegue ver através dos óculos. “O sistema prevê a trajectória da bola à medida que ela é projectada, e recria uma cena virtual que mostra a localização da bola”, explicam os investigadores, Mathew Pan e Günter Niemeyer, no relatório.
O novo sistema da Disney utiliza a câmara OptiTrack Flex 13 – que tem sete centímetros de altura e consegue captar movimento a alta velocidade em objectos marcadados com sensores – para seguir a trajectória da bola real e recriá-la virtualmente em menos de 200 milissegundos. Segundo os investigadores, é o tempo de aviso que os seres humanos precisampara conseguir reagir e apanhar um objecto.
O objectivo era provar que objectos do mundo real podiam ser utilizados para acentuar a experiência de imersão em mundos virtuais. O sistema foi testado através de 140 passes, com os investigadores a conseguirem apanhar 132 das bolas (ou seja, a taxa de sucesso é de 94%).
Porém, ainda há um longo caminho a percorrer até que objectos no mundo real possam ser integrados sem erros em ambientes virtuais complexos. O ambiente virtual utilizado na experiência dos laboratórios Disney é minimalista. Limita-se a um quarto com paredes pretas e solo acinzentado, com fraca luminosidade. Além do chão, o cenário apenas permite ver raquetes virtuais quadradas (com cerca de cinco centímetros) que representam as mãos dos utilizadores e uma bola virtual verde a passar ocasionalmente de um lado para o outro.
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